Dicas para sempre sobrar dinheiro

Em plena última semana do mês e o seu saldo está azul? Não, isso não é impossível!

Todo mês é igual. O salário faz tempo que acabou e o pior, você não conseguiu pagar todas as contas. Seu telefone começa a tocar, são as cobranças. O calendário te apavora mostrando que ainda estamos no meio do mês e o quinto dia útil parece muito distante. Então, você é obrigado a chegar à conclusão de que precisa de uma mudança urgente. Mas por onde começar?

Não adianta espernear, tem que colocar tudo na planilha!

Até gostaria de que a primeira dica não fosse a velha e batida planilha. É clichê, mas não há outra forma de começar. Porque é fundamental conhecer bem o problema para só assim resolvê-lo de verdade.

Anotar tudo o que entra e o que sai é o primeiro passo para conhecer o seu comportamento com os gastos e, assim, conseguir descobrir onde estão os desperdícios e os supérfluos.

A boa notícia é que hoje existem aplicativos. Guia Bolso, Organize e Minhas Finanças, por exemplo. Eles vão deixar a planilha literalmente na palma da sua mão.

Não sabe como cortar gastos supérfluos e estancar o desperdício? Anote essas dicas:

Divirta-se em casa.

Se a temporada é de fazer economia, controlar gastos e sair do vermelho, é imprescindível substituir alguns hábitos. Diminuir o número de saídas é um bom começo. É fácil constatar isso quando você compara o preço da mesma marca de cerveja no bar e no mercado. Sem contar que pode se tornar um hobby muito divertido reunir os amigos e preparar uma nova receita para recebê-los.

Deixe a vergonha de lado e peça descontos. Sempre!

De grão em grão a galinha enche o papo e de centavo em centavo você não esvazia o bolso. Se você pode usar o cupom de desconto que lhe dá R$6,00 de economia na compra do mesmo lanche, por que vai gastar mais, se pode gastar menos? Ligue para as operadoras de telefone e internet, peça descontos nos planos, caso o primeiro atendente não seja amigável, não desista.

Compre no atacado.

Para começar é necessário que você conheça seu comportamento de compra. Qual é o consumo médio mensal de cada item na sua casa? Quantos quilos de sabão em pó? Quantos rolos de papel higiênico? Faça a conta e perceba que quando você compra aqueles packs Pague 10 Leve 12, sua economia acontece no total das compras realizadas e também no fato de que você não vai precisar voltar ao supermercado para unidades a mais e sem descontos promocionais. Abastecer o carro aos poucos também se torna um ralo por onde seu dinheiro é tragado, é mais econômico completar o tanque, inclusive para tornar possível saber quanto de combustível seu carro consome por mês.

Uma dica que vale por 3.

Existem outras coisas que você pode (e deve!) começar:

Se for possível, conquiste uma fonte de renda extra;
Essa dica é para quem já se organizou e sabe se controlar: Se tiver cartão de crédito, prefira pagar tudo no cartão à vista e reserve o valor gasto numa aplicação que você possa sacar na data do pagamento da sua fatura, além de render algo para você, também vai poder se beneficiar com o programa de fidelidade;

Nunca vá ao supermercado sem uma lista de compras, assim você evita comprar supérfluos.

Não é fazer parecer simples. Controlar o dinheiro é uma missão e tanto, isso sim.

Mas se você incorporar ao seu comportamento essas dicas, certamente vai perceber a mudança. Ser constante é fundamental, então não deixe de alimentar sua planilha com os gastos e com o planejamento do mês seguinte.

Todavia, não será do dia para a noite, mas sua vida vai entrar nos eixos e, ainda melhor, você vai tomar gosto por isso e vai querer ver seu dinheiro, aquele que sobrou, render!

Últimas da G44

Qual a melhor exchange para comprar Bitcoin?

A Inoex Exchange e uma ótima opção do país As exchanges de criptomoedas do Brasil estão no mercado nacional desde por volta de 2013, quando...

Como poupar dinheiro para investir?

Poupar dinheiro para investir é o caminho para você conseguir lucrar mais com o seu patrimônio. Confira! Existe uma pequena parcela de pessoas no universo...

G44 apresenta os piores hábitos financeiros que prejudicam sua riqueza

Mesmo vivendo em uma era repleta de informações, algumas pessoas ainda têm dificuldade de acumular bens. Pensando nisso, a G44 apresenta os...

A G44 Brasil é confiável? Por quê?

Na G44 Brasil a confiança é a base de todos os empreendimentos. Este é um tema muito especial, que é de interesse...

G44 Brasil é seguro, conheça nossa holding

Conheça a G44 Brasil e entenda a melhor maneira de participar de nossa holding G44 Brasil é seguro! Bem...

Related Stories

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - receba as notícias diárias em sua caixa de entrada.